O Clube de Praticantes de Karate - Escola de Karacter (ou EdK), é um clube de praticantes sem fins lucrativos fundado a 04 de Fevereiro de 2023 em Portugal.
O nome foi assim definido para aludir à vertente pedagógica e formativa dos seus praticantes, com especial enfoque na construção do seu caráter, um dos princípios fundamentais do código de conduta do Karate-ka, o “Dojo Kun”.
O ESCOLA DE KARACTER tem como missão, promover o ensino do Karate-Do do estilo Shotokan na sua vertente mais tradicional, assente nos valores morais e éticos do "Dojo Kun" e seguindo os princípios filosóficos e técnicos do Fundador do Karate Moderno, o Sensei Gichin Funakoshi. Tem como principais objetivos a promoção e a organização de atividades físicas e desportivas no âmbito da prática do Karate, com finalidades formativas, desportivas, lúdicas e ou sociais.
O ESCOLA DE KARACTER surge da vontade dos seus associados fundadores em promover um ensino de qualidade de Karate orientado à linha internacional da Karatenomichi World Federation (KWF) sob a orientação do Sensei Sid Tadrist, discípulo do Sensei Mikio Yahara. Sem fins lucrativos, o ESCOLA DE KARACTER tem como objetivo a promoção do Karate na sua vertente mais tradicional e marcial, sob os princípios morais e de construção de carácter do praticante.
Fundado em Fevereiro de 2023 filia-se nacionalmente na Associação de Karate do Porto (AKP) e na Federação Nacional de Karate de Portugal (FNK-P).
Através da filiação internacional dos seus instrutores e responsáveis técnicos, o ESCOLA DE KARACTER integra e promove a prática de Karate Shotokan na linha de treino da Karatenomichi World Federation (KWF), fundada pelo Sensei Mikio Yahara, que representa atualmente, uma das melhores escolas de Budo Karate do mundo, e cujos ensinamentos são orientados ao princípio “Ichigeki-Hissatsu”.
O ESCOLA DE KARACTER assume por isso um papel importante na divulgação e na promoção do Karate e do legado de tão nobres mestres.
O ESCOLA DE KARACTER acredita, defende, pratica e ensina os seus valores, assentes nos valores do Código de Conduta “Dojo Kun”, todos eles com o mesmo grau de importância, a saber:
• CARÁCTER
Hitotsu, jinkaku kansei ni tsutomuru koto
Primeiro, buscar a perfeição do carácter;
• SINCERIDADE
Hitotsu, makoto no michi o mamoru koto
Primeiro, seja sincero;
• ESFORÇO
Hitotsu, doryoku no seishin o yashinau koto
Primeiro, coloque o máximo esforço em tudo o que faz;
• ETIQUETA
Hitotsu, reigi o omonzuru koto
Primeiro, respeite os outros;
• AUTOCONTROLO
Hitotsu, kekki no yuu o imashimuro koto
Primeiro, desenvolver o autocontrolo e abster-se de comportamentos violentos.
Por ser considerado um desporto completo, temos a plena convicção que o Karate promove muitos benefícios no que diz respeito ao comportamento dos seus praticantes, principalmente crianças e jovens em formação. A prática do Karate torna as crianças mais sociáveis, uma vez que em todo o seu processo de aprendizagem e de crescimento, ou de graduação, estão sempre presentes as noções do respeito e do companheirismo.
A prática desta modalidade auxilia o tratamento de crianças hiperativas, inquietas e agressivas, uma vez que promove a alteração dos seus comportamentos. Melhora a concentração e o equilíbrio nervoso das crianças, desenvolve a sua flexibilidade e ajuda a manter uma postura corporal adequada, desenvolvendo em simultâneo a autoconfiança e aspetos motores, cognitivos e afetivos. Mesmo no que diz respeito à coordenação motora, à lateralidade, equilíbrio e orientação espaço temporal.
O Karate promove a disciplina e dá às crianças a noção do limite e da compreensão, bem como do respeito pelos outros. Promove ainda o desenvolvimento de sentimentos como a amizade, o companheirismo e a paciência. Melhora a sua condição física, fazendo com que a criança seja mais saudável, e acima de tudo, muito mais feliz e integrada na sociedade.
O tigre como símbolo representativo do estilo Shotokan foi originalmente pintado pelo artista japonês Hoan Kosugi na capa do livro “Karate-Do Kyohan”. Este artista plástico era amigo pessoal e discípulo do seu fundador, o Sensei Gichin Funakoshi. Kosugi, incentivou-o durante anos a escrever um livro para divulgar o Karate e o desenho representa o espírito combativo do Karate-ka, mas também vem da ideia de que em Japonês, quando um livro se assume como uma obra-prima que concentra toda a sabedoria de um mestre numa determinada arte, recebe o nome de “Tora no Maki” que se traduz literalmente para “Rolo de Tigre”. A assinatura de Kosugi está representada junto à cauda do tigre no desenho original, assemelhando-se a duas cruzes ou estrelas. Todo o ícone representa o espírito aparentemente calmo e sereno de um felino, mas que quando ameaçado, é combativo e letal capaz de concentrar toda a sua energia de forma rápida, ágil e eficaz num único golpe mortal, o espírito “Ichigeki-Hissatsu”. A linha de bordadura que envolve o tigre na pintura original representa o bom senso ou a capacidade humana de manter toda essa combatividade contida até que algo muito forte e inevitável a quebre.
Na adaptação para o ESCOLA DE KARACTER, a bordadura é representada com as três cores da bandeira de Portugal, em igual número ao de instrutores que o fundou. A ordem das cores também reflete a ordem das cores na bandeira nacional, mas com intenção acrescida: a bordadura exterior em verde representa a zona de equilíbrio com o ambiente envolvente, a bordadura intermédia em amarelo representa a zona de perturbação e a bordadura interior vermelha representa a zona de foco máximo. Referência adicional às 4 linhas pretas que coincidem com o mesmo número de barras pretas no logótipo da KWF a separar as cores, como se de barreiras a ultrapassar se tratassem, na transição entre níveis de alerta.
Todos os direitos reservados | Clube de Praticantes de Karate - Escola de Karacter